sábado, 20 de novembro de 2010

PARQUE ESTADUAL SÍTIO FUNDÃO

 
O sitio fundão como é conhecido, é uma das maiores riquezas da região do cariri. É composto por 93,5204 Hectares, possui espécies de vegetação típicas do Cerrado até remanescentes da Mata Atlântica.  Pertence ao Geo-tope Batateiras, onde passa o Rio Batateiras. É referência histórica do período colonial com o engenho de pau, puxado a boi, do século XIX, uma barragem de pedras, construída pelos escravos, possuindo ainda uma casa de taipa: A única na região construída com primeiro andar.
Em 2008 o Governo do ceará comprou o terreno com o projeto de transformar o sitio em um Parque Estadual transformá-lo em uma área de preservação ambiental, unidade de conservação integral.
Atualmente, o parque está passando por uma reforma, com acesso permitido mediante autorização da gerência para a realização de pesquisas científicas, estudos de campo e educação ambiental com acompanhamento dos responsáveis pelo local.
Por causa da antiguidade de alguns artefatos do sítio o parque vem sofrendo com o desgaste do tempo e ainda muitas vezes com a depredação e incêndios do qual ocasiona em graves impactos ao rio, a vegetação, aos animais silvestres e, inclusive ao patrimônio histórico, geralmente causados pela população da qual pouco conhece a esplêndida riqueza que possui em suas mãos, agravada pela carência de vigilância da policia ambiental.
Através de uma entrevista, o gerente do parque Mardineuson Sena esclarece a respeito da reforma que já está em andamento:  "É uma reforma emergencial, com a finalidade de evitar que a edificação seja derrubada pelas chuvas do próximo inverno", acrescentando que, além da restauração da casa, será construída uma guarita na entrada da reserva com o objetivo de controlar a entrada de visitantes.
Mardineuson explica que o projeto foi modificado. Nem mesmo o velho engenho de pau, que está caindo aos pedaços, será recuperado. O projeto original prevê a recuperação das construções antigas, reforma estrutural do parque, construção de um prédio para a CPMA e um estábulo para os cavalos da companhia, uma sede para a gerência do parque, a sede da Semace Cariri, um galpão-garagem para máquinas e veículos, um auditório multiuso e um prédio para alojamentos.
Nos últimos três meses, segundo Mardineuson, foram feitas algumas melhorias para facilitar o acesso de visitantes e pesquisadores, entre as quais a limpeza de duas trilhas que levam a casa, ao Rio Batateiras e às ruínas do antigo engenho.
"De qualquer forma a restauração da casa e a construção da guarita é um sinal de que o Governo do Estado vai preservar este patrimônio natural, que foi mantido pelo meu avô, Jeferson da Franca Alencar", comemora o radialista Ed Alencar, um dos herdeiros do Sítio Fundão, que vinha denunciando o descaso dos órgãos ambientais para com o equipamento que hoje pertence ao Estado.
Para agendar visita ao Parque Estadual do Sítio Fundão: (88) 3102-1288, falar com a gerência na Semace Cariri.
Fonte: Verdes Mares 11/2010
              Semace - Superintendência Estadual do Meio Ambiente  11/10
              Blog do Crato
              IMOPEC -  Instituto da Memória do Povo Cearence. 2006
              Equipe Sol da Trilha
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário