quinta-feira, 19 de maio de 2011

Curso de Agentes Ambientais - Fundação Demócrito Rocha

A questão ambiental ganhou nas últimas décadas, um espaço social relevante, fazendo-se presente no cotidiano das pessoas e das instituições. No mundo de hoje, já se coloca a necessidade de refletir e de agir sobre os impactos e ameaças que pesam sobre a qualidade de vida no planeta Terra.
Hoje, a questão ecológica não pode ficar fora da agenda de qualquer pessoa ou organização minimamente comprometida com o meio ambiente e a qualidade de vida. A gestão ambiental, casamento entre ecologia e negócios, é uma realidade cujos efeitos econômicos tornam-se cada vez mais profundos e impactantes. A necessidade de preservar as condições de vida no planeta nos coloca num caminho sem volta. Portanto, é premente que se inicie uma revisão completa das concepções de progresso que nortearam os modelos de desenvolvimento social e econômico nos últimos séculos. A definitiva opção pelo desenvolvimento sustentável baseado na gestão ambiental tem, além do fator econômico, um determinante humano.
Considerando a educação ambiental uma ação multidisciplinar, o curso procura aprofundar a consciência cívica e a responsabilidade social dos cidadãos, assim como subsidia-los com fundamentação teórica a fim de capacitá-los como agentes multiplicadores e facilitadores de controle ambiental.
Com os recentes dados publicados acerca do clima pelo IPCC, faz-se urgente um trabalho de educação formal com o objetivo de preparar Agentes Ambientais para monitorar o meio ambiente do seu entorno geográfico e divulgar boas práticas de preservação e conservação do planeta.
  Serão discutidos temas como Conferência do clima (COP 15) e as metas brasileiras; Política Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA/CONDEMA; Agente ambiental e mobilização social:Sociedade, Meio ambiente e Educação; Principais ecossistemas do CearáPotencialidades da Caatinga; Unidades de conservaçãoÁgua e Meio Ambiente; Tratamento de resíduos, coleta seletiva e reciclagem; Monitoramento ambiental; Noções de Direito Ambiental; Tecnologias ambientais sustentáveis - alternativas para o convívio com o semiárido.
 
As incrições são feitas no site (http://www.fdr.com.br/agentesambientais/index.php) e depois é só ir acompanhando os fascículos on line ou no jornal O POVO toda segunda-feira....
Por: Suzanne Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário