quarta-feira, 18 de maio de 2011

Secretários anunciam interesse por curso tecnológico de Hotelaria e Turismo na Fatec Cariri


Centec define áreas de parceria com a prefeitura de Juazeiro do Norte
Seg, 02 de Maio de 2011 13:19
Secretários anunciam interesse por curso tecnológico de hotelaria e turismo na Fatec Cariri
A principal necessidade de Juazeiro do Norte na área de educação superior é a criação de um curso de nível tecnológico em Hotelaria e Turismo, com ênfase em gestão. O pleito foi colocado quarta-feira para a presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, pelo chefe de Gabinete da prefeitura do Município, Geraldo Carneiro, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos.
Do encontro, realizado no gabinete do prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, que teve de atender a outro compromisso, participaram o diretor da Faculdade de Tecnologia Centec Cariri, Raimundo Gangeiro e Albeniza Noronha, da diretoria de Ensino do Instituto Centec. Como justificativa, os secretários informaram que para o município convergem 96 cidades que movimentam em Juazeiro do Norte 50 mil pessoas por dia, 20% da população, a entrar e sair.
De acordo com a prefeitura, Juazeiro do Norte está consolidada como pólo de educação superior com 11 instituições e 67 cursos de graduação e pós-graduação. O município possui 20 hoteis, 319 ranchos de romeiros, 11 pousadas e 162 restaurantes e bares. Professor do IFCE e Urca, José Carlos dos Santos disse que as áreas de turismo e hotelaria constituem uma grande carência local de profissionais capacitados.
“Não adianta oferecer cursos de curta duração como o de garçom com 200 horas de aula, mas dar uma formação mais consolidada”, argumentou o secretário de Desenvolvimento Econômico. Ele também defendeu a oferta de curso de informática no nível tecnológico na Fatec Cariri. “Este campo está muito aberto”, afirmou.
O diretor da Fatec Cariri ofereceu cursos de 260 horas para capacitar pessoal na área de serviços em construção civil, de eletricista predial, gesseiro, pedreiro, carpinteiro, etc. O secretário informou que as secretarias recorrem à Pasta de Obras, que tem a missão de cuidar dos desafios da cidade na área mais ampla do urbanismo, para resolver consertos que poderiam ser resolvidos por pessoal capacitado da próprias secretarias.
Por ano o governo do Estado investe na Fatec Cariri R$ 450 mil em custeio e R$ 3,3 milhões em pagamento de pessoal por meio do Instituto Centec, informou Geórgia Aguiar. A presidente do Centec propôs e os secretários aceitaram agendar uma reunião do diretor da Fatec Cariri com os secretários de Saúde, Educação, Ação Social e Meio Ambiente para apresentar os serviços do Centec e no que a instituição pode interagir para atender as necessidades da prefeitura de Juazeiro do Norte.


acessado as 23:19h do dia 18 de maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário