terça-feira, 20 de setembro de 2011

ANÚNCIO OFICIAL: GEOPARK Araripe Conquista Certificação do Selo Verde Pela UNESCO

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, anunciou oficialmente à imprensa caririense, às 16 horas de de ontem (19/09/2011) a conquista do Selo Verde, a certificação maior da Unesco para geoparks, na sede do projeto, à Rua Carolino Sucupira, em Crato, no campus do Pimenta.
A divulgação aconteceu na Conferência Europeia de Geoparks, neste último dia 18

Anunciada a certificação verde, melhor escala de avaliação, para o projeto Geopark Araripe, na Conferência Europeia de Geoparks, na Noruega, na tarde deste dia 18. O evento será encerrado no próximo dia 21 e reúne representantes da rede internacional de geoparks do planeta. Com isso, o projeto, que em 2006 recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o selo da Rede Global de Geoparks, passa por uma avaliação positiva. 

A informação foi repassada pelo vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo, ex-coordenador executivo do projeto. Ele se encontra na Noruega, participando do evento, juntamente com uma equipe do estado, incluindo representantes das secretarias das Cidades e Ciência, Tecnologia e Educação Superior, do Estado, além de técnicos do próprio Geopark. 

De acordo com Patrício, o Geopark continuará sendo o único das Américas, e do Brasil, até o próximo ano, quando novas candidaturas podem ser submetidas. As candidaturas propostas até aqui foram recusadas. Uma das previstas de ser anunciadas este ano poderia ser para o Estado de Minas Gerais, na área do Quadrilátero Ferrífero, já que era considerado um dos projetos mais avançados. 

O geopark tem sido o principal incentivador desse processo e chegou a realizar encontros nacionais e internacionais com o propósito de incentivar novas candidaturas no Brasil. 

O Geopark Araripe passou por recente avaliação com a certificação verde, o que indica, segundo o membro da Global Geopark Network (GGN ), Patrick Mckeever, ser o exemplo a ser seguido pelos demais interessados na América Latina. "O Geopark Araripe deve assumir uma posição de liderança quanto a construção de novos geoparks no Brasil e América Latina", disse a coordenadora da GGN Margarete Patzak, em Langsund, cidade sede da conferência, na tarde de ontem, ao anunciar a certificação. 

A comissão avaliadora da Unesco visitou o Geopark Araripe na segunda quinzena de novembro de 2010, durante o 1º Workshop Latino-americano e Caribenho de Geoparks, realizado na região do Cariri. Os pesquisadores visitaram a Floresta Petrificada do Cariri, localizada no Sítio Olho D´água Comprido, há 7Km de Missão Velha. 

A floresta faz parte de 12 sítios fossilíferos da região com as mesmas ocorrências e características. E estiveram, ainda, no Sítio Pinheiro, em Barbalha, e geossítios dos Municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri. O Geopark Araripe está localizado ao sul do Ceará, na porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe e abrange área aproximadamente de 3,5 mil km².


Créditos: Sarah Menezes (Jornalista)
Assessora de Comunicação Geopark Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário