sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Associação dos Guias do Cariri
se Reúne com o Município do Crato


Nesta quinta-feira, 17/01, a Diretoria da Associação dos Guias de Turismo do Cariri Cearense – AGTURC - esteve reunida com representantes do Núcleo de Turismo do município do Crato-CE. Ernesto Rocha, responsável por esse núcleo, falou sobre os planos e projetos que estão sendo elaborados para amenizar as dificuldades identificadas na cidade.

Romeiros de todos os estados brasileiros, após cumprirem seus rituais religiosos na vizinha cidade de Juazeiro do Norte, desembarcam no centro do Crato a fim de visitar a Sé Catedral e contemplar a pia batismal onde foi ungido Padre Cícero Romão Batista.

Sem infraestrutura adequada para proporcionar um desembarque seguro e um sistema de estacionamento que não congestione o fluxo local é que está sendo articulado um Plano de apoio aos romeiros - que contará com sistema articulado entre prefeitura municipal, diocese e DEMUTRAN.

Os museus de fósseis e o de artes foram outros pontos ressaltados nessa reunião. Tudo indica que estes sofrerão mudanças consideráveis nas suas estruturas físicas e funcionais. O intuito principal é o de proporcionar o melhor aos nossos visitantes.

Especula-se que a parceria do município com a diocese também resultará na abertura de um novo museu, o de artes sacras. Programado para funcionar no prédio atualmente conhecido como palácio do bispo, será mais um atrativo tanto para os romeiros, quanto para os turistas e comunidade religiosa em geral.

Ainda no seguimento “Turismo Religioso” e partindo da premissa de que todo romeiro desembarcando no Crato passa primeiro por Juazeiro do Norte, pretende-se elaborar um mapa turístico e disponibilizá-lo na basílica da “Mãe das Dores”, pois nos períodos de romarias as vias municipais sofrerão alterações de tráfegos para amenizar congestionamentos e possíveis acidentes. Neste deverá constar desde a localização atual (Basílica), trajeto até o destino final (Praça da Sé).

Com a finalidade de promover e difundir as potencialidades turísticas e culturais do município encontra-se em elaboração mais um projeto intitulado pavilhão. Uma espécie de stand itinerante que será direcionado a exposições em feiras, eventos e congressos. Estima-se que após sua execução o número de visitantes aumente consideravelmente, não só no município como na região. O idealizador do projeto, Tiago Lisboa, já estuda mecanismos para uma nova elaboração, desta vez em caráter mais amplo, região do Cariri Cearense. Para isso, pretende apresentá-lo em reunião ordinária do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri-CE a fim de tomar ciência das opções disponíveis para captação de recursos que viabilizem essa elaboração e conclusão em âmbito regional.

A conclusão chegada pela Diretoria da AGTURC foi a de que muitos pontos ainda precisam ser identificados e apresentados soluções pelo poder público municipal. Porém, acredita-se que os primeiros passos foram dados, embora ainda apresentem-se engessados num único seguimento: o religioso.

Que nos próximos capítulos sejam apresentados e executados projetos que possam dar suporte aos turistas em qualquer período do ano, alta ou baixa nas romarias. 








Créditos: Verinha Torres.
Guia de Turismo Regional/Nacional/América do Sul.
1ª Secretária da Associação dos Guias de Turismo do Cariri Cearense – AGTURC.
Vice-Diretora de Comunicação do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri-CE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário