segunda-feira, 9 de maio de 2011

PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DE BARBALHA - CE

No dia 30 de abril de 2011, realizamos uma visita técnica à cidade que mais preserva os traços da sociedade antiga do Cariri cearense, Barbalha, que fica localizada no sul do estado, distante em média 540 km da capital Fortaleza e onde é comemorada uma das maiores festas populares da região: A Festa de Santo Antônio (“Pau de Santo Antônio”, mais popularmente conhecida).

Na disciplina História da Arte no Ceará, ministrada pelo professor Antônio, tivemos a oportunidade de conhecer como viveu a sociedade cearense dos séculos passados, como se deu a formação de cidades, teatros, praças, como também quais famílias predominavam e predominam na nossa região. Assim é tida a noção a que se devem os fatos históricos.

O intuito dessa aula de campo foi identificar a arquitetura dos prédios antigos e assim contar um pouco mais a história da época, onde a identificação ficava por conta dos alunos. A primeira parada foi feita na Igreja da Matriz na Rua da Matriz e contamos com a inusitada aparição do Padre Renato convidando-nos a visitar a citada igreja e poder usufruir e se deleitar ao som do Órgão (instrumento) localizado nela, enfatizando sua importância, pois só exitem dois em todo o nordeste, o outro é encontrado em Recife.
Visitamos o centro histórico onde podemos visualizar a todo instante a preservação das antigas e belíssimas arquiteturas. Várias residências, prédios e igrejas.
Foram identificadas residências com arquitetura estilo neoclássicas, platibandas, cornijas, arco romano, tablados, azulejos portugueses, estilo gótico, estilo eclético, frontão, traços do Art Déco, entre outras da época.
Visitamos a casa do Coronel Antônio, atual Escola de Artes da UFC; a primeira Câmara Municipal; a Igreja do Rosário, que é do século XIX e o Palácio 03 de Outubro, a antiga Cadeia Pública.


Essa visita ao centro histórico de Barbalha nos proporcionou um conhecimento e uma concretização do que foi visto em sala de aula, bem como saímos mais apaixonados pela nossa região e suas riquezas culturais.

Aluna: Ravena Monte
Curso Técnico em Guia de Turismo
SENAC Crato

 


 




























AGRADECEMOS: 
  • Samuel Vilar de Alencar Araripe - Prefeito Municipal
        Crato-CE
 
  • Davi França Araripe Cariri - Chefe de Gabinete
    Crato-CE
  • José Valentim Dantas - Secretário de Educação Municipal
    Crato-CE

3 comentários:

  1. Mai uma vez o Cariri mostra sua riqueza em diversidades! Já destacas a chapa do araripe e a cultura (manifestações) popular a arquitetura dos casarões de Barbalha/CE vem enriquecer ainda mais esse patrimônio. Nada como a oportunidade de vivenciar, na prática, toda a teoria desvendada em sala de aula. O aprendizado foi muito significativo.
    Como é bom poder contar com o apoio de políticas públicas. Mais uma vez nos sentimos gratificados pelo incentivo das pessoas públicas, mencionadas na matéria, em viabilizarem nossa participação em mais uma atividade. O intuito consiste na melhoria da qualificação dos futuros, e até mesmo atuantes, guias de turismo da região do Cariri cearense.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post!
    Aulas como essas enriquecem os conhecimentos e integram os alunos, professor e patrimônio! Que bom, que vcs estão gostando do curso! Boa sorte Ravena e a tdos os alunos do Curso Técnico de Guia de Turismo do Senac Crato.Cheiros da ProfªCélia Augusta

    ResponderExcluir
  3. Gente, adorei o post também!
    Essas aulas práticas só fortalecem mais ainda o que absorvemos nos livros.
    Verinha, você arrebenta nos seus comentários! Parabéns!
    Professora Célia, quando teremos o prazer de suas aulas?

    ResponderExcluir